O longa metragem A Palavra é um clássico do cinema europeu, baseado na obra do pastor da Igreja da Dinamarca e também dramaturgo Kaj Munk, ele ganhou o Leão de Ouro em Veneza, em 1955 e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, também em 1955. Leia a ficha técnica:
Sinopse:Em 2 de Setembro de 1932 Carl Th. Dreyer encontrava-se entre a assistência na estréia da peça de Kaj Munk – Ordette. Impressionado, Dreyer decidiu-se de imediato a fazer dela um filme, o que só se concretizaria depois de uma longa e cuidadosa preparação, 22 anos mais tarde, em 1955.Uma família de fazendeiros, unida por fortes laços emocionais, passa por momentos de tensões provocados por pequenas desavenças. Sua rotina, após retorno de um dos filhos do patriarca, é modificada pela sua aparente loucura, que tudo indica, deriva de um estudo radical teosófico, que o fez acreditar ser Jesus Cristo. Nem todos aceitam que Johannes Borgen seja demente e fanático. E essa situação estará à prova, depois que um ente querido fica doente. Adaptação da peça teatral de Kaj Munk, pastor e dramaturgo, muito conhecido nos países escandinavos, que foi assassinado pelos nazistas. A Palavra é considerado uma obra-prima dentre os filmes que exploram o poder da fé, do amor e do sobrenatural. Isso se deve a maneira “realista” e “naturalista” que enfoca o tema. Ovacionado no Festival de Veneza, com o Leão de Ouro em 1955, é considerado um dos mais belos filmes em preto-em-branco já produzidos. É possível que este filme não influencie a nossa crença religiosa, mas, por meio dele, presenciemos um dos momentos mais marcantes da história da sétima arte.
Título Original: Ordet
Direção: Carl Theodor Dreyer
Gênero:Drama
Duração: 126 minutos
Gênero:Drama
Origem: Dinamarca
Ano: 1955
Tipo: Longa
Assista o trailer do filme A Palavra (legenda em inglês)
Filme maravilhoso, um milagre tanto na história quanto no lado cinematográfico. Na minha opinião é o filme que todo cristão deveria assistir, além de ser um grande clássico da história do Cinema.
ResponderExcluir