domingo, 14 de maio de 2023

Conheça 3 séries sobre judeus ultraortodoxos na Netflix

 O mundo cristão ocidental, principalmente o evangélico,  sempre teve curiosidade para conhecer mais sobre o judaísmo e o povo judeu, seja porque algumas correntes do apocalipse possuem a crença que Israel é o relógio de Deus, ou pela aproximação da nossa fé, com a antiga aliança, Israel. 

O canal da Netflix lançou em sua plataforma 3 séries ficcionais que apontam familias judias ultraortodoxas, seus rituais, festas judáicas como a do dia do perdão, bem como a vida comum dos judeus e seus dilemas, conheça: 

Nada Ortodoxa

A comunidade hassídica de Nova York é também o tema e o contexto de Nada Ortodoxa, misto de série dramática e documentário. A narrativa conta a trajetória de Esty Shapiro, da já mencionada comunidade hassídica chamada Satmar, na região conhecida como Williamsburg, no Brooklyn, em Nova York. A comunidade Satmar foi fundada por judeus provenientes da Hungria. Em casa eles falam em iídiche, a curiosa língua que é uma mistura de hebraico com alemão, e quando saem falam em inglês. Esty Shapiro é o nome fictício, pois a história é inspirada nas memórias de uma judia chamada Deborah Feldman. A narrativa televisiva mescla cenas “no presente” e flashbacks com as memórias de Esty. Conforme depoimentos do making off da série, os flashbacks são reais, e as cenas “do presente” são inteiramente fictícias. Na série, Esty vai para Berlim, onde conhece um grupo de jovens músicos e literalmente descobre o mundo, pois é a primeira vez que sai da comunidade onde fora criada. Há que se destacar a ótima interpretação da jovem atriz israelense Shira Haaz, que faz o papel de Esty, e a reconstituição minuciosa e detalhada do cotidiano dos judeus de Satmar. Em síntese: Nada Ortodoxa é a história de uma jovem que tem coragem de romper com as regras severas, algumas vezes draconianas, de uma comunidade extremamente fechada em torno de si mesma, e das lutas travadas para, com coerência, assumir as conseqüências da decisão de ter nas próprias mãos, e não nas de outrem, as rédeas da vida. 

Shtisel

A série Shtisel é falada inteiramente em hebraico; de vez em quando conseguia entender um boquer tov (“bom dia”), todah (“obrigado”), bevakashah (“por favor”), lo (“não”) e, claro, shalom. Shtisel é uma narrativa do cotidiano da família que dá título à série: Shulem Shtisel é um rabino sexagenário viúvo que tem dois filhos e duas filhas, e mora com o caçula, o único solteiro. Ele tem a mãe idosa, que vive em uma casa para anciãos, e sempre a visita. Normalmente, toda e qualquer história é estruturada em torno de um problema que se precisa resolver. Porém, em contraste com este modelo universal e perene de narrativa, Shtisel simplesmente mostra os dramas e acontecimentos do dia a dia, ora de Shulem, ora de sua mãe, ora de um filho, ora de outro, ora de uma filha, ora de outra, o que deixa a série um tanto cansativa. Neste sentido, não faz diferença se uma temporada tem dez episódios ou cinquenta. É interessante ver as cenas de rabinos estudando comentários à Torá em uma yeshivá, o correspondente judaico de um seminário teológico cristão. Os personagens da série não bebem um copo d’água sem primeiro fazer uma prece de gratidão, e não entram em lugar nenhum sem primeiro tocar na tefilá, um pequeno cilindro contendo um rolo com um texto minúsculo da Shemah, a principal prece judaica, baseada em Dt 6.4-9. 


Diamantes Brutos

Diamantes Brutos
A série Diamantes Brutos é uma colaboração entre a Netflix e a Een, a emissora pública belga. Ela  gira em torno de uma comunidade judaica  ultraortodoxa em Antuérpia, que é amplamente considerada o centro da indústria mundial de diamantes. Aborda uma das famílias que é dona de uma famosa distribuidora de diamantes mas passa por dificuldades passando por diversos dilemas éticos. Um dos filhos da família já não mais segue os princípios do judaísmo, sendo desprezado pela família. Os rituais de funeral, a festa do ano novo judaico e a Yom Kipur ( dia do perdão) é retratado na produção. Sinopse: Um homem volta à Antuérpia para tentar salvar o império de diamantes da família, afundado em dívidas pelo irmão.


Texto adaptado do portal Ultimato (www.ultimato.com.br) 



Nenhum comentário: